Desburocratizar a Sociedade Civil

15 de setembro 2020 | 17:00 – 18:30

Desburocratizar a Sociedade Civil é a 2ª Talk do Ciclo AKF Talks – Tendências Globais que irão moldar o Futuro da Sociedade_#GoOnline que pretende, à luz do que sabemos hoje, refletir sobre as aprendizagens que retiramos para o futuro de uma sociedade civil que se quer forte e ativa.

Como podemos desburocratizar e criar cenários de maior flexibilização que permitam o nascimento ou rejuvenescimento de iniciativas da sociedade civil? Que oportunidades encontramos na digitalização? E como mantemos uma sociedade civil implicada para além do sentido de urgência comum promovido pelo contexto pandémico?

É unânime que uma sociedade civil forte e ativa é representativa de uma democracia também saudável e capaz. Mas, muito do discurso em torno da sociedade civil nos últimos anos tem sido focado menos na capacidade da ação coletiva para a mudança e de resolução de problemas e mais nas fragilidades do seu funcionamento e sustentabilidade.

Contudo, as circunstâncias geradas pela pandemia por Covid-19, pelo seu carácter de emergência coletiva, mostrou-nos uma sociedade civil bem diferente. Houve uma proliferação de respostas colaborativas e de proximidade, mais ou menos formais, que demonstraram enorme capacidade de auto-organização e de produção de respostas. Observou-se uma grande capitalização dos meios digitais para a procura de soluções inovadoras e, num curto espaço de tempo, foi possível ter novos projetos a funcionar e a ultrapassar o espaço físico, encontrando proximidade no meio digital. Houve ainda um aumento significativo de voluntários e, sobretudo o poder local, foi capaz de acolher com a celeridade e a flexibilidade necessárias, muitas destas dinâmicas, quebrando barreiras burocráticas tipicamente existentes e que se expressariam noutras circunstâncias.

Que cenários para a sociedade civil? O que está em risco e que oportunidades? Que aceleração ou regressão trouxe o contexto Covid-19 e que ferramentas devemos explorar e capitalizar? Como poderemos aproveitar o atual momemtum em prol da criação de caminhos para a sociedade civil que ambicionamos no futuro?